Visitas Virtuais Equipamentos Culturais Porto - BPMP

Biblioteca Pública Municipal do Porto

Deixe-se conduzir pelo interior da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Escolha um dos espaços e clique no seu nome ou imagem para começar.

bpmp exterior

EXTERIOR

Fundada em 1833 por ordem de D. Pedro IV, a Biblioteca Pública Municipal do Porto ocupou as atuais instalações – o antigo Convento de Santo António da Cidade, edifício do século XVIII, hoje classificado como imóvel de interesse público – em 1842, tornando-se estabelecimento municipal em 1876. O seu acervo inicial reunia fundos bibliográficos provenientes de bibliotecas de ordens religiosas e de particulares.
Biblioteca Pública Municipal do Porto - Átrio de Entrada

ÁTRIO DE ENTRADA

Painéis de azulejos provenientes de casas religiosas, destacando-se um painel da segunda metade do século XVIII, que pertenceu ao Convento de São Bartolomeu de Coimbra, outros dois, da mesma época, do refeitório do Mosteiro de São Bento da Vitória e ainda do Convento de Santa Clara do Porto e do Mosteiro de São Bento de Avé-Maria. Na entrada encontra também, o Balcão de Atendimento ao Leitor.
Biblioteca Pública Municipal do Porto - Balcão Central

CLAUSTROS

Do antigo convento resta o edifício que se desenvolve em função do claustro que, abrindo-se para o pátio ao ar livre com um chafariz que pertenceu ao Convento de Santa Clara do Porto, funciona como elemento que aglutina e articula todo o edifício. As paredes do claustro encontram-se pontuadas por uma colecção de painéis de azulejos, dos sécs. XV ao XVIII, provenientes de conventos e mosteiros da cidade e região.
Biblioteca Pública Municipal do Porto - Capela - Sala de Exposições

CAPELA - SALA DE EXPOSIÇÕES

Sala da designada capela do convento destinada a acolher exposições temporárias, temáticas e bio-bibliográficas, no âmbito do fundo documental da biblioteca.
Biblioteca Pública Municipal do Porto - Biblioteca Infanto-Juvenil

BIBLIOTECA INFANTO-JUVENIL

Sala com cerca de 7.000 documentos dedicados aos mais jovens, com possibilidade de empréstimo domiciliário. No seu átrio promovem-se de modo sistemático destaques temáticos e bio-bibliográficos desenvolvendo-se regularmente atividades de promoção e animação do livro e da leitura para crianças, famílias e escolas.

Biblioteca Pública Municipal do Porto - Sala de Catálogo - Referência

SALA DE CATÁLOGO - REFERÊNCIA

Sala destinada à realização de pesquisas bibliográficas, nos diversos catálogos convencionais (até 1990) e no catálogo informatizado (a partir de 1991), para além de disponibilizar o acesso gratuito à Internet. Está igualmente equipada com um pequeno fundo constituído por obras de referência. Poderá encontrar nesta sala uma pintura de um Retrato de Ricardo Jorge da autoria de Veloso Salgado.

Biblioteca Pública Municipal do Porto - Sala de Área Leitura

SALA DE LEITURA GERAL

Sala destinada à consulta presencial da coleção de documentos que se encontram em depósito e que não podem sair da Biblioteca. A configuração actual da sala resulta de um projeto de reformulação do espaço do arquiteto João Carreira (anos 80 do Séc. XX). Poderá encontrar uma pintura do retrato de D. Pedro IV da autoria de João Baptista Ribeiro.

Biblioteca Pública Municipal do Porto - Sala de Livre Acesso

SALA DE LIVRE ACESSO

Esta sala disponibiliza em regime de livre acesso aproximadamente 15.000 documentos, sendo a grande maioria passível de empréstimo domiciliário. Poderá encontrar igualmente uma seleção variada de jornais e revistas para consulta no local.

Biblioteca Pública Municipal do Porto - Sala de Leitura de Reservados

SALA DE LEITURA DE RESERVADOS

Sala destinada à consulta de fundos e coleções especiais com condições de leitura e manuseamento dos documentos, personalizadas. Nesta sala são dados à leitura manuscritos, impressos raros, cartografia, iconografia, espólios literários, entre outros.

Biblioteca Pública Municipal do Porto - Auditório

BIBLIOTECA SONORA

É um serviço criado em 1971 e que promove regularmente a leitura e gravação de livros, cujas cópias áudio disponibiliza gratuitamente a pessoas portadoras de deficiência visual (cegos e amblíopes), no país inteiro e nos países da lusofonia.

Biblioteca Pública Municipal do Porto - Galeria 1

AUDITÓRIO

Auditório com capacidade para 60 lugares onde se desenvolvem diversas atividades como apresentações de livros, conferências, ações de formação, sessões de leitura, entre outras. Projecto de remodelação do auditório do Arqº Souto Moura (2001).