Visitas Virtuais Equipamentos Culturais Porto - CI

Casa do Infante

Venha conhecer a Casa onde nasceu o Infante D. Henrique.
Aqui funciona o arquivo histórico e um museu onde poderá apreciar vestígios romanos e medievais da zona ribeirinha.
Para começar, escolha um dos e espaços clique no seu nome ou imagem.

Casa do Infante - Pátio

PÁTIO

Bem-vindo à Casa do Infante, onde, a 4 de Março de 1394, nasceu Infante D. Henrique, o Navegador. Este edifício é Monumento Nacional e foi construído a partir de 1325 por ordem de D. Afonso IV, com o objetivo de aqui funcionar a Alfândega Régia, onde se controlavam as mercadorias que chegavam ao Porto, vindas de toda a Europa.
Casa do Infante - Salão

SALÃO - PANORÂMICA GERAL

Este centro de interpretação do Monumento está dividido em quatro áreas temáticas:Ocupação Romana; Alfândega Régia;Infante D. Henrique; Casa da Moeda. Neste salão pode observar uma nobre escadaria do séc. XVIII, de acesso à antiga área administrativa da alfândega.
Casa do Infante - Mosaico Romano

SALÃO - MOSAICO ROMANO

Este mosaico fazia parte de um palácio romano, uma habitação de grandes dimensões e invulgar importância (séc. III – IV d.C.). Faz parte do único conjunto de mosaicos romanos identificados até hoje na cidade do Porto.
Casa do Infante - Casa Moeda

SALÃO - CASA MOEDA

Este é o espaço oficinal da Casa da Moeda. Este serviço foi um exemplo de afirmação do poder do Rei, que centraliza o privilégio de cunhagem de moeda entre o séc. XV – séc. XVI.
Casa do Infante - Torre Norte

TORRE NORTE

Aprecie a réplica de mosaico que lhe permite perceber como era a cobertura do pavimento desta ala do edifício no séc. IV. Observe a evolução arquitetónica do edifício da Casa do Infante, numa retrospectiva digital desde os dias atuais até à época romana. Também pode ver a maqueta da reconstituição da Alfândega Régia no séc. XIV..

Casa do Infante - Torre Norte

TORRE NORTE

Aqui pode apreciar objetos provenientes das escavações arqueológicas. Dedique algum tempo a investigar curiosidades nos vários postos informáticos sobre o Infante D. Henrique, o comércio maritimo ou os Contos de Contar e pode fazer cálculos como noutros tempos. Encontra, ainda, a maqueta do interior da Alfândega e o Regimento de 1410. Siga o procedimento alfandegário, passo a passo, através de um conjunto de desenhos.
Casa do Infante - Maqueta

TORRE NORTE - MAQUETA

Neste piso poderá explorar a maqueta interactiva do Porto Medieval à escala 1:500. Receberá a localização visual e esclarecimento auditivo sobre o assunto pretendido. À esquerda da maqueta, visualize memórias do Porto Medieval no quiosque informático.

Casa do Infante - Salão

SALÃO

Esta zona expositiva destaca a Rua Nova, a importante artéria rasgada em finais do séc. XIV, depois chamada Rua dos Ingleses, e que constitui hoje a Rua Infante D. Henrique. A memória do Infante é evocada também através das Comemorações Henriquinas, em 1894. Destacam-se ainda detalhes arquitectónicos da zona que está, desde 1996, classificada como Património Mundial.