Visitas Virtuais Equipamentos Culturais Porto - CMGJ

Casa Museu Guerra Junqueiro

Venha conhecer a Casa onde viveu Abílio Manuel Guerra Junqueiro, escritor, político, colecionador, viticultor, cientista e pensador. Aqui funciona um espaço constituido por salas de exposição permanentes e temporárias, um auditório, cafetaria e loja. Para começar escolha um dos espaços e clique no seu nome ou imagem.

Casa Museu Guerra Junqueiro - Átrio de Entrada

ÁTRIO DE ENTRADA

A entrada do edifício é constituída por um átrio que apresenta ao fundo duas portas e um arco de lintel contra curvado e, no andar da sobreloja, uma varanda que forma uma espécie de loggia virada para o átrio e duas janelas laterais.
Casa Museu Guerra Junqueiro - Loja

LOJA

Espaço para aquisição de livros entre outros artigos.
Casa Museu Guerra Junqueiro - Escadaria

ESCADARIA

A escadaria monumental com lanços de escadas convergentes e divergentes, reflete, pela sua excelente composição, a qualidade da arquitectura, no Porto, na primeira metade de Setecentos.
Casa Museu Guerra Junqueiro - Auditório

AUDITÓRIO

Este espaço acolhe várias iniciativas pedagógicas, culturais e lúdicas.

Casa Museu Guerra Junqueiro - Sala da Ourivesaria

SALA DA OURIVESARIA

Nestas salas estão expostas peças notáveis de ourivesaria civil de produção nacional, em prata, datadas dos séculos XV e XIX. Existe um significativo núcleo de peças indo-portuguesas e uma peça de arte Namban.

Casa Museu Guerra Junqueiro - Sala da Ourivesaria

SALA DA OURIVESARIA

Nestas salas estão expostas peças notáveis de ourivesaria civil de produção nacional, em prata, datadas dos séculos XV e XIX. Existe um significativo núcleo de peças indo-portuguesas e uma peça de arte Namban.

Casa Museu Guerra Junqueiro - Sala D. Maria

SALA D. MARIA

O Poeta designava-a a Sala de Família pelo seu carácter intimista. Destacam-se as colchas de produção indiana, tapete de Urros, peças de cerâmica portuguesa e oriental e mobiliário que exemplifica o estilo D. Maria que predominou em Portugal nos finais do século XVIII e inícios do século XIX.

Casa Museu Guerra Junqueiro - Sala D. João V

SALA D. JOÃO V

Ambiente setecentista de casa rica, sumptuoso, em que não há uma peça que desmereça do conjunto. A qualidade artística está patente no mobiliário de madeiras preciosas e exóticas, ricamente esculpido e entalhado e nas peças da porcelana oriental - China e Japão - tão apreciada à mesa da aristocracia portuguesa no século XVIII.

Casa Museu Guerra Junqueiro - Sala de Jantar

SALA DE JANTAR

Neste espaço recebia Guerra Junqueiro os seus amigos, um largo aposento quadrado, com as paredes cobertas de raros exemplares de peças de cerâmica hispano-árabe, portuguesa, holandesa e alemã.

Casa Museu Guerra Junqueiro - Saleta

SALETA

Este ambiente dá continuidade à Sala Catedral expondo uma parte significativa do núcleo da coleção de arte do metal, almofarizes, lanternas, pratos e bacias de latão, uma estante de missal, da época medieval, de couro lavrado e ferro forjado.

Casa Museu Guerra Junqueiro - Sala Catedral

SALA CATEDRAL

O Poeta designava esta sala de Catedral pela religiosidade do seu ambiente. Espelha a alma de Guerra Junqueiro através de peças de grande beleza estética, despojadas de qualquer tipo de ostentação.