Visitas Virtuais Equipamentos Culturais Porto - CMMOS

Casa Museu Marta Ortigão Sampaio

Deixe-se conduzir pelo interior do Casa Museu Marta Ortigão Sampaio.
Para começar escolha um dos espaços e clique no seu nome ou imagem.

Casa Museu Marta Ortigão Sampaio - Entrada

ENTRADA

A Casa Museu Marta Ortigão Sampaio apresenta as coleções herdadas e reunidas por Marta Ortigão Sampaio ao longo do século XX e legadas à Câmara Municipal do Porto em 1978.
Casa Museu Marta Ortigão Sampaio - Louça das Caldas da Rainha

LOUÇA DAS CALDAS DA RAINHA

Conjunto de peças de produção das Caldas da Rainha, com acervo da autoria de artistas como Raphael Bordallo Pinheiro, Costa Motta Sobrinho ou António Mafra e Manuel Mafra.
Casa Museu Marta Ortigão Sampaio - Sala de Pintura de Aurélia de Sousa

SALA DE PINTURA DE AURÉLIA DE SOUSA

Aqui destacamos o Santo Antônio, como auto-retrato a ôleo, pintura enigmatica mas que não será alheia ao facto de Aurélia de Sousa ter como data de nascimento o dia de Santo António, 13 de Junho; (ao centro) o "Retrato de Estela" (irmã da pintora e mãe de Marta Ortigão Sampaio) a pastel e ao fundo "O vaso com cravos na Varanda", na Quinta da China, como exemplar de pintura de paisagem.
Casa Museu Marta Ortigão Sampaio - Sala de Pintura de Sofia de Sousa

SALA DE PINTURA DE SOFIA DE SOUSA

Aqui destacamos, do lado direito, um conjunto de retratos a pastel e sanguínea entre os quais dois auto-retratos e três cabeças de criança, de grande expressividade. Sobre a lareira, observam-se estudos a carvão de figura humana, incluindo uma reprodução de estátua. Nas vitrinas, blocos com estudos e esboços das duas pintoras e caixas com materiais de desenho, pintura e retoque de fotografias que lhes pertenciam.
Casa Museu Marta Ortigão Sampaio - Coleção de Joalharia

COLEÇÃO DE JOALHARIA

A colecção de joalharia apresenta uma diversidade de jóias de uso pessoal, reunidas por Marta Ortigão Sampaio com o intuito de constituir uma coleção que inclui exemplares representativos dos modelos da joalharia tradicional e erudita, do século XVII ao XX. Algumas das jóias expostas foram usadas por Marta Ortigão Sampaio e Armando Sequeira no dia do seu casamento.

Casa Museu Marta Ortigão Sampaio - Coleção de Joalharia

COLEÇÃO DE JOALHARIA

Além da organização cronológica, a exposição tem como complemento quatro núcleos temáticos: Jóias com ametistas; Jóias com figurações fitomórficas e zoomórficas; Relógios e jóias com eles relacionados; Jóias de temática religiosa.

Casa Museu Marta Ortigão Sampaio - Serviço Educativo

SERVIÇO EDUCATIVO

O Serviço Educativo realiza regularmente visitas orientadas, oficinas, percursos pela cidade e outras actividades, disponibilizando também materiais sob a forma de mala pedagógica, sobre pintura e joalharia.

Casa Museu Marta Ortigão Sampaio -  Sala de Jantar

SALA DE JANTAR

A coleção de mobiliaria é constituida por peças europeias, orientais e portuguesas, que datam do século XVII à actualidade.

Casa Museu Marta Ortigão Sampaio - Sala de Estar

SALA DE ESTAR

Na parte esquerda da sala de ambos os lados, dois contadores, um cingalo-portuguese do século XVII e um outro, indo-português do século XVIII, em madeiras exóticas e com embutidos em marfim. Do lado esquerdo e centro da sala, um conjunto de móveis "Boulle", do século XIX - mesa de costura, mesa de jogo, relógio e cômoda, feitos em madeira lacada a preto com embutidos de latão e tartaruga, destacando-se igualmente frisos com figurações vegetalistas, em bronze dourado.

Casa Museu Marta Ortigão Sampaio - Biblioteca

BIBLIOTECA

Na zona de biblioteca (à direita ao fundo da sala), um canapé, "Biedermeier", do século XIX, em madeira de mogno e decoradas com comucôpias de frutos secos; uma mesa central Império, uma escrivaninha de alçado, inglesa, século XVIII e uma estante giratória "Art Nouveau", assinada por Louis Majorelle decorada com flores, ramagens e borboletas (ao fundo do lado direito).


Casa Museu Marta Ortigão Sampaio - Biblioteca

BIBLIOTECA

Acessível ao público, por pedido de consulta na receção da Casa Museu, é constituída essencialmente por títulos editados a partir de finais do século XIX, sobre Artes Plásticas e Artes Decorativas