Visitas Virtuais Equipamentos Culturais Porto - MVP

Museu do Vinho do Porto

Deixe-se conduzir pelo interior da Museu do Vinho do Porto.
Escolha um dos espaços e clique no seu nome ou imagem para começar.

Museu do Vinho do Porto - Entrada

ENTRADA

O Museu do Vinho do Porto encontra-se instalado no rés-do-chão do armazém do Cais Novo, edifício setecentista, mandado construir para depósito dos vinhos pertencentes à Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Este museu é dedicado à importância que o Vinho do Porto e seu comércio tiveram no desenvolvimento da cidade.
Museu do Vinho do Porto - O Rio e os Transportes

O RIO E OS TRANSPORTES

O Rabelo diferencia-se das restantes embarcações sobretudo pelo seu fundo chato, que permite adaptar-se com facilidade às adversidades e variações do Douro. Pela densidade e riqueza de informação que a construção do rabelo obrigaria optou-se pela realização de filme com 5 minutos, onde se permite constatar como se realizava a construção do Rabelo.
Museu do Vinho do Porto - O Porto Comercial

O PORTO COMERCIAL - PERSPECTIVA ARQUEOLÓGICA

Situado na desembocadura de um dos principais rios da Península Ibérica e próximo do Oceano Atlântico, o Porto encontra-se desde a Alta Antiguidade, nas diferentes rotas comerciais, beneficiando do desenvolvimento que o mesmo permite. Nesse painel, pretende-se ilustrar através das diferentes escavações levadas a cabo pelo Gabinete de Arqueologia Urbana do Porto, e respectivos achados que sendo de diferentes proveniências, ilustram a dinâmica comercial que a cidade sempre assumiu.
Museu do Vinho do Porto - Exportação

EXPORTAÇÃO

As primeiras colónias britânicas a fixarem-se na Região Norte em Portugal, encontravam-se em Monção e alto Minho, trocando Vinho Verde por bacalhau. Com a Guerra dos Nove Anos, e consequente proibição dos vinhos franceses, os comerciantes britânicos deslocam-se para a Região do Alto Douro onde encontram novos vinhos.

Museu do Vinho do Porto - Zona de Descanso

ZONA DE DESCANSO

Nesta zona pode descansar e desfrutar da tranquilidade que o Museu do Vinho do Porto transmite.

Museu do Vinho do Porto - Postos Informáticos

POSTOS INFORMÁTICOS

Cinco postos informáticos com acesso à internet. Disponibilização de informações de carácter regional de todos os municípios ribeirinhos da Região Demarcada do Douro, nos quais se englobam a gastronomia, as feiras, aspectos logísticos, feriados e história local.

Museu do Vinho do Porto - Ambiente do Séc.XVIII

AMBIENTE DO SÉCULO XVIII

Retrato de João Lopes Sá Ferraz – comerciante de vinho do Porto, que orgulhosamente expõe a barriga como sinal de pujança económica. O mobiliário, português, ilustra as influências britânicas nas Artes Decorativas da época. No Norte foram muito mais britânicas, ao contrário do que acontecia em Lisboa, cuja proximidade da Corte permitia influências francófonas.

Museu do Vinho do Porto - A Banca

A BANCA - DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DA CIDADE

Com o movimento de capitais proporcionado com o desenvolvimento comercial de Vinho do Porto, assistiu-se no século XIX, ao aparecimento de alguns bancos na cidade, com autorização para emitir nota e cunhar moeda. Associados ao poder que a banca permitia, estavam grandes produtores de Vinho do Porto ilustrando a união entre a principal actividade na cidade e o poder económico que a mesma permitia.